10 aforismos de Confúcio para um relacionamento perfeito


Fabio Hernandez, DCM

'Três sílabas explicam o fenômeno da China. Con-fú-cio. Os chineses seguem os ensinamentos de Confúcio há 2500 anos. Confúcio é um semideus na China. Nunca escreveu um livro, mas discípulos atentos registraram o que viram e ouviram num pequeno livro chamado Analectos.

É fácil, prático, simples de entender. Não tem abstrações, não tem metafísica, não tem a enrolação pseudoerudita tão comum nos filósofos ocidentais, sobretudo os modernos e franceses. A China seguiu Confúcio e deu no que deu.

Pode dar certo com você também, por que não?

Adaptei alguns ensinamentos do Mestre, como o chamavam seus seguidores, às coisas do coração. Apenas para facilitar, vou escrever sob a perspectiva masculina, mas é claro que tudo serve também para as mulheres. Basta trocar o gênero nos aforismos.

Para ambos serve também uma frase específica de Confúcio, tão grande em estatura moral que seus contemporâneos lhe atribuíam fisicamente a altura improvável de 2 metros e 30, algo que 25 séculos depois faria o sábio chinês olhar de cima para baixo os grandalhões da NBA: “Nunca conheci ninguém que preferisse a sabedoria ao sexo.” Se sua altura parece francamente exagerada, é fato que Confúcio conheceu muita gente na China em que viveu.

1) Não lamente não ter uma mulher interessante e sim não se tornar digno dela; não sofra porque ela não reconhece você e sim porque não merece ser reconhecido;

2) Os defeitos da mulher a definem. É exatamente pelos defeitos que você pode avaliar as virtudes dela;

3) A mulher que se apressa demais no amor não vai longe; aquela que procura pequenas vantagens no relacionamento perde as grandes coisas;

4) Com uma mulher honesta, fale francamente e aja abertamente; com uma mulher perigosa, modere a língua;

5) Se você se dirige a uma mulher sem antes verificar se ela está prestando atenção em você, é cego;

6) Se você se envergonha de suas roupas, não merece ser escutado por ela;

7) O autocontrole raramente leva ao mau caminho; prefira as mulheres que o têm;

8 ) Mais importante do que o que a mulher diz é o que faz;

9) Não pense três vezes antes de agir em relação a uma mulher: duas são suficientes;

10) Não tenha esperança de encontrar uma mulher perfeita; fique feliz se achar uma que tenha princípios."

Comentários

Recomendado para Você..