![]() |
Atrizes protagonizam beijo gay em novela global. Sugestão de exibir o beijo no primeiro capítulo da novela foi da própria Fernanda Montenegro (reprodução) |
“Nojo”, “credo”, “agora o mundo acabou”. O beijo lésbico protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg chocou mais - principalmente os homens - do que outros exibidos anteriormente. O agravante é que, desta vez, além de gay, é um beijo de terceira idade
A cena do folhetim foi o assunto mais comentado das redes sociais e da mídia em geral no Brasil no dia seguinte à sua exibição.
O que chamou a atenção em mais uma polêmica envolvendo a exibição de demonstrações de afeto por parte de pessoas do mesmo sexo foi, dessa vez, o grau de agressividade nos comentários. Bem maior do que os dos beijos lésbicos de suas antecessoras.
Nem mesmo o prestígio das atrizes, duas grandes damas das artes cênicas, as livrou de exclamações como “nojo”, “credo”, “agora o mundo acabou”.
Afinal, o que tem de tão diferente entre o beijo de Teresa e Estela e o das personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre na novela Amor e Revolução, do SBT, considerado o primeiro beijo entre lésbicas? Ou o quase beijo de Aline Morais e Paula Picarelli no folhetim global Mulheres Apaixonadas? E o até então último beijo gay exibido em horário nobre, de Tainá Muller e Giovanna Antonelli?
![]() |
O beijo entre Luciana Vendramini e Gisele Tigre, na novela Amor e Revolução |
Avançamos em muitos setores, conseguimos reconhecer juridicamente as relações homoafetivas (apesar da ainda resistência por parte de grupos conservadores), os deveres para com os afrodescendentes (também ainda falta muito a fazer), mas não demos nenhum passo em relação a um preconceito que cresce na esteira do culto exagerado ao conceito comercial de beleza.
Aos belos, tudo é permitido. Ou pelo menos nos excita. À carne envelhecida resta ficar em casa, a base de chás. Temos dificuldade em imaginar, e aceitar, que pessoas que passaram dos 50 anos possam ter sensualidade, beleza e uma vida sexual ativa. O que dizer de duas senhoras com mais de 80 anos.
E isso vale principalmente para as mulheres, já que para os homens, pelo menos os heterosexuais, ainda vale a cultura dos casamentos com mulheres bem mais novas – mesmo que rotulada como “golpe do baú”.
Se colocar biquini não é permitido para alguém de mais de 70 anos, o que dizer de um “beijo na boca entre duas velhas”. O que as pessoas não sabem é que, com ou sem televisão, no escuro do quarto, atualmente pessoas acima de 70 anos tem uma vida mais ativa e prazeirosa do que há 40 anos, segundo estudo sueco com 1,5 mil pessoas da terceira idade (fonte: documentário Sexo e Amor na Terceira Idade). Com a cabeça mais madura, conhecimento e aceitação maior do corpo, especialistas acreditam que o sexo na terceira idade pode ser ainda melhor do que entre jovens inseguros. Mesmo que em frequência menor.
Uma novela como Babilônia pode atingir mais de 2 milhões de espectadores por capítulo. Esperamos que os beijos de duas das maiores atrizes do Brasil repercutam e tragam um novo olhar para essa realidade.
Até porque eu espero continuar beijando por muitos e muitos anos, homens ou mulheres, não importa."
Comentários